quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Blogagem Minhas Memórias "Qual a sua melhor memória de Natal"



"UM NATAL DIFERENTE"

Quantas recordações, momentos maravilhosos, lindos sonhos de Natal tive a alegria de viver. Tenho a felicidade de dizer que  todos os meus Natais foram especiais , cada um na sua época,e poderia estar contando várias histórias que encheriam um livro.
Entre todos os Natais escolhi para contar nesta Blogagem da amiga Mylla Galvão , aquele que me foi mais diferente, mais especial, onde recebi de presente de Natal de meus tios e padrinhos Ecuatorianos , o convite para passar não só as festas como as minhas férias de fim de ano. Que euforia,minha primeira viagem de avião, tinha quatorze anos e fui em companhia da minha prima que estudava medicina aqui no Brasil e morava conosco no Rio de Janeiro.
Como meu Tio era médico da presidencia no Ecuador (não sei muitos detalhes) conseguiram passagens gratuitas pelo avião da FAB. Embarcamos no dia 16 de dezembro ( coincidência hoje faz aniversário)  com previsão de chegada em três dias, faríamos um pernoite em Manaus e  dia 18 de dezembro estaríamos chegando na cidade de Quito no Ecuador. Só que isso não aconteceu, fizemos uma tourné de idas e vindas de Manaus até a Cordilheira dos Andes que sempre estava totalmente encoberta não permitindo que continuássemos viagem. O avião era um quadrimotor e de carga com os bancos laterais e não tinha condições de voar muito alto porque não dispunham de oxigênio para toda a tripulação.
Minha prima, além de preocupada de passarmos o Natal nesse vai e vem, estava com o dinheiro acabando, fora o cansaço de todos os dias de acordar de madrugada , ir até o aeroporto, decolar , voar até os Andes e regressar.  Bem para encurtar a história ,no dia 21 o Comandante decidiu ultrapassar a Cordilheira dos Andes de qualquer maneira e assim foi , e não me pergunte o que aconteceu porque não me lembro de nada.
Continuando a nossa Tourné dia 21 passamos pelas cidade de Iquitos no Perú , dia 23 dormimos em Quayaquil , cidade Porto do Ecuador, e finalmente dia 24 em torno dàs 13 horas chegamos a Quito  já embalados para a ceia de Natal. Para mim isso tudo foi inesquecível, uma aventura de histórias em quadrinhos.
Passei um Natal muito diferente por estar longe dos meus pais , estar em uma terra de costumes e culturas diferentes, ver pessoas vestidas de Gorro de Papai Noel chegando na porta das casa entoando cantigas de Natal,  ver tudo enfeitado , um clima frio , geadas tudo tão natalino.


A casa dos meus tios era muito bonita, desde a porta de entrada enfeitada com uma  guirlanda, a uma sala com uma linda "Lareira"  toda ornamentada , uma grande  Àrvore de Natal cheia de enfeites ,luzes e claro que cheia de presentes. Um Jardim de inverno tão gostoso de ficar e tão cheiroso, tudo parecia um sonho de Natal.

Este foi o Natal mais diferente que passei onde vivi momentos muitos gostosos junto dos meus parentes ecuatorianos que proporcionaram as mais variadas diversões durante o período que estive lá.
Guardo lembranças maravilhosas como a gelatina que a minha Tia colocava no parapeito da janela de noite e, de manhã, elas estavam prontas e com uma camada  fininha de gelo que dava um toque especial.
Difícil esquecer das bagunças e brincadeiras com meus primos , as corridas de bicletas, onde em uma delas fui em cima de um muro e acabei com a bicleta novinha de minha prima ( nem quero me lembrar... foi horrível).
Os passeios maravilhosos pela cidade , andando de onibus, conhecendo o povo, os pontos turisticos, acompanhando o meu tio em suas partidas de Golf, enfim teria muito mais para contar.
Procurei mostrar neste  slide uma parte de fotos e imagens de momentos  que estarão marcados para sempre, em minha memória e fico muito feliz em compartilhar com vocês meus amigos dessa blogosgfera. 




 by Irene Moreira
***************
Aproveito para deixar um recadinho para que venham participar da Primeira Promoção da Vitrine de Sonhos em parceria com o blog Criatividade e Nostalgia.
É só responder a pergunta: " Se houvesse Sonhos pra vender, que sonho comprarias?"





7 comentários:

  1. OI Irene!!!
    Deve ter sido inesquecível mesmo né???
    Olha... Adorei a sua participação!!!
    Postei meu texto hj pq estou com a minha mãe doente e mto trabalho por aqui...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Natal...
    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em toda direção!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Ola flor, amei ler sobre essa sua aventura deve ter sido inesquecivel mesmo...ehehe...venho te convidar a ir prestigiar o contador de historias de hoje sobre contos de natal aguardo tua participação também...Assim que acalmar as coisas por aqui vou me inscrever na sua promoção tambem ok pode deixar...Bjks

    ResponderExcluir
  4. Você aproveitou o mesmo texto, legal...
    Eu também estou participando do Conto. Minhas doces lembranças.
    Todos nós temos.
    Venha conferir.
    http://sandrarandrade7.blogspot.
    com
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Irene,que lembrança deliciosa desse Natal!São momentos assim que marcam a vida da gente!Lindo texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Irene, 1ª viagem de avião, geralmente, sempre é marcante e em época de natal, com esse vai e vai todo, com certeza é inesquecível.

    Beijos e um super fim de semana.

    ResponderExcluir