domingo, 11 de setembro de 2011

Os tempos de menina


Estava sozinha em meu apartamento e agora cada minuto parecia uma eternidade. Os filhos, os netos é que traziam alegria e enchiam a casa de vida, mas eram tão poucas as vezes que agora isso ocorria. Meus pés já não acompanhavam as minhas vontades. Desejava muito ir visitá-los, pegar as crianças para passear ou até para passar uns tempos aqui em casa, mas não tinha mais força para segurá-los.

O tempo vai passando para todos e agora ficava recordando alguns momentos de minha vida. Estava arrumando umas pequenas peças de roupas e me fez lembrar os tempos de garotinha. Adorava calçar os sapatos da mamãe e andar pela casa me sentindo uma princesa. Era um tal de tac e tac que a mamãe vinha logo falando que os vizinhos iam reclamar do barulho.

Tinha um sapato de festa da mamãe que eu achava lindo. Ele era todo cheio de brilho e o seu salto era bem alto. Gostava de calçar colocando uma meia listrada para ficar mais bonita e para não fazer barulho eu ia brincar de sobe e desce na escada de madeira que tinha na varanda.

Lembro que também pegava os colares e enfeites de cabelo para ficar bem bonita. Abria a caixa de pinturas e lambuzava a cara de pó de arroz, batom e sombras para me sentir a própria estrela de cinema. 

Quando juntava as minhas amiguinhas arrumávamos a maior confusão. Começava uma pintando a outra e depois para limpar o rosto não conseguíamos e o jeito era esperar a bronca da mamãe.

Minha mãe ficava muito brava quando resolvia ir ao seu Armário e escolher o seu melhor vestido para me sentir uma senhora artista. Muitas vezes não escapei de umas boas palmadas.

Os tempos passam e hoje as meninas já são incentivadas desde cedo a se enfeitar, a se pintar, usar vestidos de mocinha. Hoje a mamãe vai curtindo e investindo na vaidade de sua filha. A vida é outra e elas não sabem como é bom chegar a minha idade e ter a felicidade de poder recordar desses momentos inocentes onde nos descobrimos, onde queremos crescer e ser uma mulher igual à mamãe.

Irene Moreira

21ª Edição Sentimento
Tema: Confusão
ism_rs

5 comentários:

  1. Que terna e bela lembrança, Irene. De fato, hoje, as meninas, infelizmente, estão bastante precoce na vaidade do enfeitar-se. Perdem a beleza daquela inocência travessa que vc bem recordou. Belo texto, parabéns!! Boa noite :)

    ResponderExcluir
  2. Lindo,Irene! Hoje é bem diferente mesmo.Elas pobrezinhas apenas nascem, já andam só na moda( naquela que a mãe acredita)... Viram mini adultas, coitadinhas e tantas vezes vestidas como ridículas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, vim lhe convidar para o concurso lá do blog. Você encontra na pagina especial de um ano.

    iasmincruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Irene,tem razao!As meninas hoje já são bem adiantadas,é uma vaidade diferente!Muito bom recordar o tempo que "detonávamos" os armários de nossas mães...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  5. Hoje nossas meninas nem possuem mais essas ternas e doces lembranças...
    Uma pena, os valores mudaram e muitas coisas boas acabaram por se perder - principalmente este exercício de recordar de ser saudosista.
    Abraços

    ResponderExcluir