sábado, 10 de julho de 2010

" AMOR O SENTIMENTO DE VALOR ÚNICO E INSUBSTITUÍVEL"

]
Uma das coisas mais importantes da vida é diferenciar valor de utilidade, tudo, ou quase tudo que existe no mundo, incluindo as pessoas, tem sua utilidade, mas não valor.

O Valor de alguém, o amor por alguém , ou de algo, é dado unicamente por nós, é pessoal, único , exclusivo, intransferível.
 
Tudo que faremos na vida é correr para realizar nossos valores. Se o que tem valor para nós é morar em uma casa no campo , junto da  família, todos os esforços e todas as  energias estarão voltadas em concretizar esse sonho, esse  valor, pois isso trará muita felicidade.

A utilidade, essa é variável, e normalmente nos apegamos a coisas que tenham utilidade como o dinheiro, mas que não tem nenhum valor. Realmente é uma das coisas mais úteis do mundo, pois podemos trocá-lo por uma casa de campo, um jantar maravilhoso, um livro que gostaríamos de ler há algum tempo, uma obra de arte e assim vamos fazendo trocas.
As pessoas também tem sua utilidade e, quando dizemos que "ninguém é insubstituível" estamos falando do aspecto útil dessa pessoa, num trabalho, mesmo na sua ausência, outros podem executar suas funções, mas ele nunca ocupará o seu valor. As amizades verdadeiras que conquistamos, o respeito , a admiração ou até o ódio e desprezo que lhe foram atribuídos são coisas únicas suas e que não fizeram parte de suas atividades profissionais.

A utilidade de um gato, que é o que me fez contar esta história, é bem simples. Em troca de casa e comida ele mantém os ratos, e até as baratas afastadas e faz companhia e até mesmo diverte, essa é a utilidade de um gato.

A minha gata morreu, ela tinha dezoito anos, ou seja, a maior parte de minha vida adulta foi ao seu lado, mais tempo ao meu lado que meus colegas de trabalho, muito mais tempo comigo que meus amigos, e até mesmo, mais tempo comigo que minha amada esposa.

No mesmo dia que ela morreu, à noite, o meu gato mais novo deitou em meus pés, como ela fazia, principalmente quando era mais nova e ágil, claro que ele tem seu valor único, mas ninguém substituirá a Shena, como ninguém substituirá as pessoas que eu amo quando se forem.

Talvez o mundo tenha ficado um pouco mais triste para mim, mas, isso prova que ela conquistou seu valor, e que eu fui capaz de amar, e, mesmo sem prestar às vezes atenção nisso, o mundo ficava mais bonito com ela, pois o mundo sempre é mais belo quando refletido naquilo que amamos.

A procura por coisas úteis não nos leva a lugar nenhum, elas, por si só não têm valor, nos levam a um vazio, a uma procura sem sentido, a um sentimento de inutilidade e despropósito.

Devemos sim, procurá-las para que elas possam realizar nossos valores e, aí sim, nosso mundo terá cor e vida, e é claro, um propósito.
Para minha gata Shena, não lhe desejo que descanse em paz, desejo que, aonde quer que esteja, seja amada, não só por mim, mas por quem estiver ao seu lado. “Seu valor nunca será ocupado.”

Participação 2a. Edição
3º LUGAR
"Nunca se canse de fazer pequenas coisas para os outros.
 Às vezes essas pequenas coisas ocupam a maior parte de seus corações"
"Essa história aconteceu na vida real e foi vivida por um amigo
que descreveu esse sentimento de um amor puro, único e insubstituível."

(Imagem google)

Um comentário:

  1. Que linda história essa. Os animais nos dão tanto amor mesmo e nós a eles...Se partem, ficamos com um vazio...Linda participação!beijos,chica

    ResponderExcluir